top of page
Motivação

O desinteresse generalizado perante as questões energéticas, tanto da sociedade em geral como dos próprios governos, conduziu à ideia de que o crescimento económico, nos países desenvolvidos, poderia ser suportado por fontes energéticas acessíveis e aparentemente inesgotáveis.

 

O caráter globalizante das alterações climáticas levou a que comunidade internacional se debruçasse com maior empenho nas questões energéticas. A assinatura do Protocolo de Quioto constituiu um momento importante de viragem com vista à resolução desse mesmo problema.

 

A alteração de paradigma, não só tem evoluído de forma gradual, como tem vindo a assumir, na última década, um papel de destaque nas agendas políticas europeias e nacionais e uma maior consciência por parte da sociedade em geral.

 

O consumo excessivo de energia constitui um dos maiores problemas da sociedade actual. É no setor de atividade dos edifícios onde se evidencia um maior consumo de energia, consequência do aumento dos padrões de vida e da massificação da utilização de equipamentos diversos.

 

Se por um lado, o setor dos edifícios é aquele que apresenta um maior consumo de energia, por outro, também é aquele que apresenta um maior potencial em termos de poupança energética. Por este motivo se considera haver razões mais do que válidas para que sejam adotadas estratégias de melhoria de eficiência energéticas nos edifícios, através da utilização racional da energia.

 

Sendo os edifícios da UP grandes consumidores de energia, houve a necessidade de implementar medidas de eficiência energética, por forma a reduzir os custos energéticos de um conjunto de edifícios da UP. As medidas implementadas de melhoria de eficiência energética, incidiram ao nível dos sistemas construtivos de edifícios (através da instalação de peliculas solares em vãos envidraçados e da substituição da caixilharia existente por caixilharia mais eficiente) e dos sistemas técnicos (através da instalação de sistemas solar térmico, de baterias de correcção do factor potência e de sistema de monitorização de energia).

 

No que se refere às medidas implementadas ao nível dos sistemas técnicos, nomeadamente ao sistema de monitorização de energia, foram instalados três sistemas de monitorização de energia. Na sequência dessa implementação e de forma a uniformizar a informação preveniente dos três sistemas, foi desenvolvida no âmbito desta dissertação, uma única plataforma Web, para onde converge toda a informação (dados armazenados) relativa aos três sistemas.

 

© 2023 por Consultor Corporativo. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page